Home GuerrasTeerã saúda o dia 7 de outubro como a ruína de Israel, enquanto enfrenta dificuldades em seu próprio país

Teerã saúda o dia 7 de outubro como a ruína de Israel, enquanto enfrenta dificuldades em seu próprio país

por Últimos Acontecimentos
80 Visualizações

O Irã marcou o terceiro aniversário do dia 7 de outubro prometendo, mais uma vez, terminar o que o Hamas começou.

A Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) classificou a operação como “o começo do fim do sionismo” e prometeu continuar lutando até a destruição de Israel . A emissora estatal Rádio Teerã foi além, descrevendo o massacre como “a primeira fase da eliminação total de Israel”.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, major-general Ali Abdollahi , afirmou que o dia 7 de outubro “acelerou o declínio do regime sionista usurpador, assassino de crianças e opressor”.

É uma previsão já conhecida. Abdollahi é o terceiro homem a ocupar o cargo desde 7 de outubro.

Seus dois antecessores disseram a mesma coisa. Mohammad Bagheri , chefe do Estado-Maior quando o Hamas atacou, declarou no dia seguinte que a operação havia transformado o temido colapso de Israel em uma certeza. Abdolrahim Mousavi , então comandante do exército regular do Irã, afirmou poucos dias depois que Israel havia sofrido uma derrota irreparável que acelerou seu colapso.

Bagheri morreu na guerra de 12 dias de Israel , em junho de 2025. Mousavi, que o substituiu, foi morto no primeiro dia da guerra deste ano entre os EUA e Israel contra o Irã, no mesmo dia em que um ataque matou o Líder Supremo Ali Khamenei .

A declaração desta semana da Guarda Revolucionária Islâmica citou o falecido Khamenei, chamando o dia 7 de outubro de um “evento que moldará o futuro”.

A previsão sobreviveu aos homens que a fizeram.

Teerã tem razão.

A afirmação do Irã não é pura fantasia. A reputação internacional de Israel sofreu um duro golpe nos últimos três anos. Nas capitais ocidentais, nos campi universitários e em fóruns internacionais, Israel está mais isolado do que antes da guerra.

Mas o isolamento não significa colapso. E, no âmbito interno, o cenário é bem diferente, em Teerã.

Na quarta-feira, enquanto os generais comemoravam, o presidente Masoud Pezeshkian disse ao seu gabinete que edifícios não utilizados e instalações culturais e desportivas poderão ser temporariamente fechados, se necessário, para manter a produção em funcionamento, e que o governo irá reduzir o consumo de eletricidade, gás, gasolina e água.

No mês passado, ele ordenou que as agências estatais preparassem o trabalho remoto para os funcionários, a fim de economizar combustível, duas semanas depois de o governo ter dobrado o preço da gasolina premium. Em abril, ele foi à televisão estatal com um pedido: “Em vez de 10 lâmpadas em casa, apenas duas devem ficar acesas”.

O próprio Pezeshkian agora afirma que o Irã está envolvido em uma guerra em grande escala .

Entretanto, a Reuters informou que o Irã enviou US$ 200 milhões ao Hezbollah no mês passado.

Assim, pede-se aos iranianos que desliguem oito das dez lâmpadas, e o regime ainda encontra 200 milhões de dólares para o Líbano.

Declínio de quem?

Se o dia 7 de outubro acelerou o declínio de alguém, é justo perguntar de quem.

Um país está racionando energia para manter suas fábricas abertas e preenchendo seu quadro de pessoal por decreto. O outro realiza eleições nacionais em 27 de outubro.

Até mesmo o representante do Hamas em Teerã parecia menos convicto do que os generais. Khaled al-Qaddoumi insistiu que 7 de outubro foi uma vitória estratégica, mas atribuiu as perdas sofridas pela aliança iraniana aos países da região que não se juntaram ao conflito e ao apoio insuficiente.

Uma vitória estratégica raramente precisa de um álibi.

Não apenas em Teerã

O Irã não estava sozinho nas comemorações. O Hamas emitiu um comunicado classificando a batalha como um marco histórico honroso. O porta-voz do braço armado do Hamas disse aos habitantes de Gaza que o preço havia sido alto, mas que seus feitos foram espetaculares. O Hezbollah afirmou que a onda desencadeada há três anos ainda ameaça afogar os tiranos. Uma milícia iraquiana alinhada ao Irã elogiou o “Eixo da Resistência” e rejeitou as tentativas de desarmá-lo.

Esses são os representantes do Irã. Suas comemorações pouco dizem sobre o mundo árabe em geral. E nem todos os veículos de comunicação árabes comemoraram: a Al Arabiya, de propriedade saudita, cobriu o minuto de silêncio em Kfar Aza e relacionou o aniversário às eleições de Israel.

As pesquisas de opinião são mais difíceis de ignorar. Em uma pesquisa com 8.000 pessoas em 16 países árabes, 67% consideraram o dia 7 de outubro uma operação legítima da resistência; apenas 5% a consideraram ilegítima. 89% rejeitaram o reconhecimento de Israel. Essa pesquisa foi realizada nos primeiros meses da guerra por um instituto com sede em Doha, mas o sentimento mudou pouco desde então. Ainda no outono passado, 53% dos palestinos diziam aos pesquisadores que o Hamas estava certo em atacar .

A queixa de Qaddoumi e esses números devem ser comparados. Os governos árabes mantiveram-se fora da guerra. Grande parte da população árabe aplaudiu das arquibancadas.

Quem ainda descreve a região como uma maioria moderada e tranquila à espera da paz precisa explicar ambos os fatos, e não apenas aquele que lhes convém.

Enquanto isso, os generais de Teerã continuam prometendo apagar Israel do mapa.

Fonte: Israel Today.

“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras;…” Mateus 24:6

08 de outubro de 2026.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário