Home GuerrasCrescem os indícios de um iminente ataque ao Irã

Crescem os indícios de um iminente ataque ao Irã

por Últimos Acontecimentos
97 Visualizações

A Constituição dos EUA permite que o presidente inicie uma ação militar, mas, após 60 dias, é necessária a aprovação do Congresso. O presidente, certamente o atual, pode prosseguir com a ação, mas, nesse caso, fica exposto a riscos legais e, principalmente, orçamentários. Um Congresso hostil pode bloquear orçamentos, e os Estados Unidos, como se sabe, não lutam apenas com unhas e dentes.

O que pode ser feito em dois meses para mudar o cenário? E se o objetivo é se antecipar a um Congresso hostil, vale a pena para Trump, contrariando todas as expectativas e análises, lançar uma campanha ainda antes disso?

Nos últimos dias, um crescente burburinho tem cercado Washington e Jerusalém. Não se trata mais de boatos e especulações. Algo está acontecendo. À primeira vista, isso contraria toda a lógica. Os iranianos não querem uma escalada do conflito antes das eleições em Israel, e Trump não quer uma escalada antes das eleições nos Estados Unidos. Mas se você inicia uma campanha no final de outubro e obtém a aprovação do Congresso, ainda controlado pelos republicanos, no final de dezembro, talvez esse seja o caminho para derrubar o regime? Afinal, os iranianos trabalham a longo prazo, e dois meses para eles não são nada.

Ou talvez a história seja um evento pontual e limitado que não fará os preços dos combustíveis dispararem, mas que trará uma conquista significativa que, espera-se, encerrará o debate sobre a necessidade e os resultados da guerra. O que poderia ser breve e elegante? Como evitar se envolver em uma terceira rodada que termine sem uma decisão clara em um momento delicado para dois políticos que, segundo as pesquisas, sofrerão um duro golpe em ambos os lados do oceano?

A revolução silenciosa

A 26ª legislatura do Knesset será marcada por uma estatística humana que provavelmente não tem paralelo na história mundial: um em cada dez membros do Knesset virá de uma família enlutada na última guerra. Gadi Eisenkot , possivelmente o próximo primeiro-ministro, perdeu um filho. Em sua lista, em locais bastante realistas, estão Shira Shapira , que perdeu seu filho, Aner Shapira , no abrigo em Re’im; Nir Hajbi , cujo filho , Yonatan, foi assassinado a dois quilômetros a oeste dali, exatamente nessas mesmas horas; e Shai Fisher , cuja avó e tio foram assassinados em Kfar Yuval por disparos do Hezbollah.

Tali Gvili, do Likud, é mãe de Ran, o herói da batalha em Alumim, a cinco minutos dali, e o último refém resgatado de Gaza. Na lista do Yisrael Beiteinu estão Rafi Ben Shitrit , cujo filho morreu em 7 de outubro, e Sharon Sharabi , cujo irmão Yossi foi assassinado em cativeiro do Hamas. Na lista do Together está Michal Negri Hirsch , mãe de Roi , que morreu defendendo Be’eri em 7 de outubro. O presidente do Sionismo Religioso, Bezalel Smotrich, é primo de Amishar Ben David , que morreu em Gaza, e seu braço direito, Moshe Feiglin , é avô de Yair Levin , que também morreu em Gaza. Omri Ronen, do Partido Democrata, é neto de Nira Ronen , que foi assassinada em Kfar Aza. Isto sem contar os irmãos enlutados Benjamin Netanyahu (Yoni, “Operação Entebbe”), Eliasaf Peretz (irmão de Uriel e Eliraz, que morreram a serviço deles) e Limor Son Har-Melech , cujo marido Shuli foi assassinado diante de seus olhos em um ataque terrorista.

Adicione a isso um pai de reféns libertados ( Zvika Mor ), um veterano de guerra ferido ( Elisha Madan ) e uma série de outros contribuintes para a sociedade, e este é exatamente o Knesset que supostamente almejávamos. De acordo com as pesquisas, 60 membros do Knesset serão substituídos. Metade de um novo Knesset está a caminho, e mais uma vez estamos no mesmo beco sem saída.

Prometeram-nos uma campanha cruel, violenta e decisiva. Recebemos uma campanha enfadonha e inexistente. Depois de uma sessão de brainstorming que financiámos com centenas de milhões de shekels, um grupo está a repetir o slogan “Bibi ou Tibi”, enquanto o outro refletiu bastante e concluiu que “qualquer um menos Bibi” é a mensagem mais eficaz.

Talvez esteja ligado à indecisão, talvez ao fato de os deputados serem novos, mas os moldes em que foram colocados serem muito antigos. Talvez esteja ligado às mudanças digitais. Os comícios deram lugar a cartazes de rua, que foram convertidos em comerciais de TV, que passaram para banners na internet, e nesta eleição tudo gira em torno de publicidade paga e direcionada nas redes sociais. Quase não há vestígios disso na esfera pública, apenas no bolso da calça jeans. Uma história semelhante se repetiu na eleição anterior, igualmente tediosa, que terminou com uma participação excepcionalmente alta.

A história da semana, portanto, pode estar escondida nos bolsos das calças jeans do Triângulo Árabe. A participação eleitoral árabe está em alta, segundo pesquisas do partido Bloco da Mudança. Em uma delas, chega a 70%, o maior índice em 30 anos. Esses números são uma faca de dois gumes e representam um dilema muito difícil para os partidos de oposição e suas operações de mobilização de eleitores. Uma participação como essa ajudaria muito a empurrar Ofer Winter e Yaron Zelekha para abaixo da cláusula de barreira e ampliaria a diferença para o Likud. Por outro lado, diminuiria ainda mais a chance de formar um governo. Ninguém mais fala em uma coalizão de 61 cadeiras, mas com 52 cadeiras para o Bloco da Mudança, seria quase impossível formar sequer um governo minoritário temporário.

Em resumo, a questão é a da exposição ao risco. É melhor para os eleitores árabes comparecerem às urnas de uma forma que acabe de vez com as chances de Netanyahu formar um governo, ao preço da paralisia? Ou é melhor para eles ficarem em casa, o que deixa uma chance para uma coalizão, mas também uma amarga surpresa do outro lado? Não é certo que o dilema ainda esteja em suas mãos.

Fonte: Israel Today.

“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras;…” Mateus 24:6

20 de outubro de 2026.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário