Uma sinagoga em Paris foi saqueada e lojas de propriedade judaica em Marselha foram incendiadas durante o fim de semana, enquanto protestos contra o aumento do custo de vida em toda a França se transformaram nos piores distúrbios do país em décadas, marcados por bandeiras palestinas e gritos de “Intifada”. Vândalos invadiram o santuário temporário da congregação Ohalei Yaakov, na Rue Burnouf, no 19º arrondissement de Paris, na madrugada de sábado, espalhando livros de oração e tefilin (filactérios) pelo chão e revistando o escritório do rabino. Em Marselha, lar de uma das maiores comunidades judaicas da Europa, o chefe da organização judaica local pediu a declaração de estado de emergência e o envio do exército.
O fim de semana de 17 e 18 de outubro foi marcado por alguns dos piores episódios de violência urbana que a França viu em décadas. O Ministério do Interior relatou quase 2.400 prisões somente no sábado e quase 1.000 policiais e gendarmes feridos, sete deles em estado grave. A polícia de Paris realizou um número recorde de 855 prisões na capital. Os manifestantes incendiaram a prefeitura de Limoges, com 143 anos de história, invadiram e vandalizaram a prefeitura de Marselha, incendiaram o escritório de turismo de Lyon e invadiram a residência do prefeito em Bordéus. A Federação Francesa do Comércio Varejista estimou que cerca de 1.500 empresas foram danificadas, com prejuízos na casa das centenas de milhões de euros.
Os protestos começaram no final de setembro, com estudantes do ensino médio nos subúrbios operários ao norte de Paris, que protestavam contra a falta de professores e as salas de aula em ruínas. No sábado, o movimento estudantil uniu-se às marchas sindicais e aos Coletes Amarelos, que protestavam contra os preços dos combustíveis e a inflação. O Ministério do Interior contabilizou 550 mil manifestantes em todo o país; o sindicato CGT estimou o número em 800 mil.
A bandeira que continuava aparecendo
As reivindicações eram econômicas, mas as imagens contavam uma história diferente. A Agência Telegráfica Judaica relatou que bandeiras palestinas e kefiehs eram um motivo recorrente na maioria dos protestos violentos, atos de vandalismo e saques. No Boulevard des Capucines, em Paris, a frase “Gaza Livre” foi rabiscada na porta de segurança de uma loja. Em Lyon, grafites com os dizeres “Palestina Livre” apareceram ao lado de vitrines destruídas. No domingo, um fotógrafo da AFP flagrou um homem de kefieh arremessando uma bicicleta em um incêndio nas ruas de Paris.
Em Marselha, Bruno Benjamin, presidente da filial Marselha-Provença do CRIF, organização que reúne as instituições judaicas francesas, relatou que muitos manifestantes carregavam bandeiras palestinas e entoavam “Intifada”, palavra árabe que significa “levante” e nome dado às duas ondas de terror palestino que começaram em 1987 e 2000, incluindo atentados suicidas, tiroteios e esfaqueamentos.
“O que estamos vendo hoje nas ruas de Marselha é intolerável”, disse Benjamin. “Os saques, a violência e os ataques às forças de segurança não são reivindicações sociais nem atos de resistência. São atos de delinquência que devem ser punidos com a máxima severidade.”
Ele acrescentou: “Israel demonstrou sua determinação diante do terrorismo. A França também deve fazer valer sua autoridade contra aqueles que desafiam suas leis. A República não pode se intimidar diante de manifestantes violentos.”
Benjamin disse à JNS que a França precisa “declarar estado de emergência, enviar o exército, aumentar massivamente o número de agentes da lei e prender esses manifestantes e vândalos por todos os meios”.
O mesmo padrão se repetiu nos Alpes. Em Milão, uma marcha em defesa do custo de vida, com símbolos palestinos, degenerou em saques, e a polícia dispersou a praça da catedral com gás lacrimogêneo.
“Parem de nos atacar com gás, nós não somos judeus”
Um manifestante mascarado em Paris exibiu no sábado um cartaz escrito à mão que dizia: “Parem de nos usar gás, não somos judeus”.
O manifestante estava em frente a uma pilha de bicicletas em chamas, com o rosto coberto por um pano, segurando um cartaz de papelão com os dizeres: “ Parem de nos olhar, não somos judeus ”. O slogan protestava contra o gás lacrimogêneo usado pela polícia, associando o uso de gás a algo reservado aos judeus, uma referência direta às câmaras de gás nazistas. O Movimento de Combate ao Antissemitismo publicou a imagem em sua conta no X. O veículo de comunicação judaico francês Israj noticiou o ocorrido juntamente com os keffiyehs e bandeiras palestinas usados por muitos manifestantes. O jornal alemão Jüdische Allgemeine , ao noticiar um vídeo da cena divulgado por um canal de notícias judaico francês, classificou o ato como antissemitismo descarado, disfarçado de protesto social.
