Home PerseguiçõesEgito: A Internet, a Conversão ao Cristianismo e a Perseguição

Egito: A Internet, a Conversão ao Cristianismo e a Perseguição

por Últimos Acontecimentos
74 Visualizações

Fluente em árabe, Caleb ministra a estudantes universitários na Universidade Cristã Nacional, uma das várias instituições cristãs privadas e escolas seculares. As escolas públicas financiadas pelo Estado são muçulmanas, e a Universidade Al-Azhar, a maior universidade pública estatal, é considerada o centro histórico e principal de estudos islâmicos. 

Caleb relatou que o Cairo tem 23 milhões de habitantes, incluindo 3,5 milhões de estudantes universitários. Ele observou que muitos estudantes universitários usam cada vez mais a internet, especialmente as redes sociais, para explorar ideias que desafiam seus sistemas de crenças tradicionais e lhes permitem exercer a liberdade de pensamento e expressão. Com a disponibilidade da internet, eles podem comparar o Islã com o Cristianismo. 

Ao mesmo tempo, a internet fornece ao governo uma ferramenta eficaz para vigiar os utilizadores e processar aqueles cujas publicações são consideradas violações das leis de blasfémia e/ou crimes cibernéticos. Vou explorar esta tendência mais a fundo abaixo. 

Dados demográficos 

Assim como países vizinhos como a Turquia, a Síria e a Jordânia, o Egito era historicamente uma nação cristã. 

Segundo a tradição, o cristianismo começou poucos anos após a ascensão de Jesus, quando Marcos, o evangelista, viajou para Alexandria para difundir o evangelho, resultando em muitas conversões. 

As primeiras comunidades cristãs evoluíram para três denominações: a Igreja Ortodoxa Copta, a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Católica Copta. Sob o domínio romano, os cristãos enfrentaram extrema perseguição durante vários séculos. Desde o século VII , o Egito está sob domínio muçulmano. 

Ao longo dos anos, os cristãos coptas, bem como o crescimento mais recente do protestantismo, sofreram diferentes graus de discriminação sob vários governos. Apesar da discriminação, a população cristã é a segunda maior religião no Egito.” 

Segundo a Open Doors International, uma organização de direitos humanos que monitoriza a liberdade religiosa, estima-se que existam 10.184.000 cristãos egípcios, dos quais 90% são ortodoxos coptas. Os cristãos representam cerca de 10% da população total de aproximadamente 111,2 milhões, dos quais quase 90% são muçulmanos sunitas. De todos os países islâmicos do Médio Oriente, o Egito tem a maior população de cristãos.

Embora a população total tenha crescido, a percentagem de cristãos permanece constante. Caleb observou que mais jovens estão questionando a sua fé e explorando o cristianismo, mas devido à perseguição, especialmente por parte de familiares, as conversões são muitas vezes mantidas em segredo.

O Egito tem um perfil demográfico jovem, com uma idade mediana de cerca de 25 anos. Os jovens entre 18 e 29 anos representam 21,3 milhões, ou 19,9% da população total do país. Caleb observou que existem duas classes de pessoas no Egito: as elites e os pobres. Não existe classe média. As elites são quase exclusivamente muçulmanas e estão “acima da lei”. 

Por exemplo, mulheres ricas, como a esposa do presidente, não precisam usar hijab, mas as mulheres mais pobres são obrigadas. Os poucos cristãos ricos possuem empresas em paraísos fiscais em outros países. Além disso, a corrupção afeta a vida cívica e é notavelmente estratificada social e politicamente. Carteiras de identidade nacionais que identificam a filiação religiosa facilitam a discriminação no mercado de trabalho. 

Os muçulmanos mais pobres geralmente conseguem empregos como agentes de segurança e guardas. As opções de emprego para cristãos, outras religiões minoritárias e ateus são limitadas. As minorias que não sejam cristãs são identificadas em seus documentos de identidade emitidos pelo Estado com um hífen. 

Cristãos e outras minorias geralmente conseguem emprego em trabalhos mal remunerados que ninguém quer, mais comumente como trabalhadores de saneamento. No Cairo, muitos cristãos vivem no que é chamado de “Cidade do Lixo”, onde o lixo é despejado. 

Quadro de Proteção e Perseguição 

O artigo 2 da constituição do Egito “afirma que ‘a liberdade de crença é absoluta’ e ‘a liberdade de praticar rituais religiosos e estabelecer locais de culto para os seguidores das religiões divinas (isto é, as três religiões abraâmicas, o islamismo, o cristianismo e o judaísmo) é um direito regulamentado por lei. No entanto, o islamismo está codificado como a religião do Estado e a lei da Sharia é a base da legislação.’ 

O artigo 64.º confere estatuto jurídico formal às “religiões divinas” a possibilidade de praticarem publicamente a sua religião e construírem locais de culto. São atribuídos cartões de identidade nacionais a todos, indicando a sua religião. Esta identificação torna os cristãos e outras minorias alvos fáceis de discriminação na educação, nos cuidados de saúde e no emprego. 

Os adeptos de outras religiões, como os bahá’ís, as Testemunhas de Jeová ou os ateus, não possuem personalidade jurídica; portanto, não podem se casar legalmente, construir locais de culto ou participar da vida cívica. Estão confinados a uma espécie de limbo legal, à margem da vida cívica. 

De acordo com o Artigo 2, a conversão ao cristianismo é tecnicamente legal no Egito, mas envolve obstáculos burocráticos significativos que criam barreiras práticas à conversão. Os convertidos são frequentemente monitorados e acusados ​​de vários crimes vagos relacionados à blasfêmia. 

Pessoas convertidas de ou para qualquer outra religião não têm permissão para alterar seus documentos de identidade nacionais. Portanto, a lei egípcia não reconhece conversões ao cristianismo. Como a Constituição é baseada na lei islâmica (Sharia), qualquer prática religiosa que contradiga as diferentes interpretações dessa lei é proibida. Sob as interpretações mais rigorosas, a conversão do islamismo é considerada apostasia. Assim, existe uma flagrante contradição entre os direitos constitucionais e sua aplicação prática. 

Caleb e eu discutimos a perseguição aos cristãos sob a ilusão da “liberdade religiosa”, considerada uma das “religiões celestiais” protegidas e identificadas na Constituição. 

Um artigo publicado em maio de 2026 pela International Christian Concern (ICC) afirmou que, no início daquele mês, o Egito concedeu status legal a 191 igrejas que anteriormente não eram oficialmente reconhecidas, mas estavam em funcionamento. 

“No total, 3.804 igrejas e edifícios relacionados foram aprovados desde a criação de um comitê para revisar igrejas em 2016, de acordo com relatos da mídia e do grupo de vigilância Christian Solidarity Worldwide.”

“No entanto, o sistema de aprovação é separado e mais difícil do que o processo de aprovação para mesquitas muçulmanas sunitas. Embora as recentes aprovações de edifícios religiosos sejam uma notícia bem-vinda por um ativista copta de direitos humanos, isso desvia a atenção da violência, discriminação e marginalização contínuas dos cristãos.” 

“Não se trata das igrejas; trata-se da nossa existência”, disse ele. “Não se trata de um edifício; trata-se de liberdade.”

Nos últimos anos, a Irmandade Muçulmana tem desempenhado um papel proeminente no governo e na implementação de leis e políticas. Como tal, fomentou retórica anticristã, resultando em saques e incêndios de igrejas e na perseguição de cristãos. 

Sob o regime atual, a maior parte da perseguição ocorre ao nível da comunidade, onde os cristãos sofrem discriminação no emprego, na escola e são acusados ​​de blasfémia. A perseguição mais extrema ocorre no Alto Egito, onde os radicais islâmicos são mais prevalentes e fazem com que os cristãos fujam.

Principalmente nas áreas rurais, a pressão da comunidade aumenta o risco de conversão ao cristianismo, com muitos convertidos sendo ostracizados por suas famílias e comunidades. Caleb contou que conhecia um jovem muçulmano que comparava o islamismo ao cristianismo na internet. Sua família descobriu e planejou matá-lo. Sua irmã o alertou e ele fugiu para um lugar seguro. Infelizmente, a irmã acabou sendo morta em seu lugar. 

Esses incidentes não são incomuns, já que mais muçulmanos com dúvidas recorrem à internet em busca de respostas, colocando-os em perigo em suas próprias casas e comunidades.

A Constituição de 2014 inclui dois mecanismos frequentemente usados ​​para atacar a liberdade de religião e a liberdade de expressão dos indivíduos. O Código Penal (Artigo 98f) é o principal estatuto de blasfêmia, criminalizando o “desprezo pelas religiões celestiais” (islamismo sunita, cristianismo e judaísmo). 

Qualquer pessoa condenada por usar palavras difamatórias ou zombeteiras na fala, escrita ou representação, inclusive online, está sujeita a uma pena de prisão de até cinco anos. “Embora essas leis proíbam ridicularizar ou insultar as religiões ‘divinamente reveladas’ do islamismo sunita, do cristianismo e do judaísmo, estima-se que 90% das acusações de blasfêmia sejam feitas contra cristãos.

Além disso, a Lei de Crimes Cibernéticos (Lei 1750f de 2018) é usada para aplicação digital; o Artigo 25 amplia o escopo da acusação, proibindo qualquer conteúdo online que “viole os princípios ou valores familiares na sociedade egípcia. O Estado interpreta esses ‘valores familiares’ por meio de uma estrutura conservadora enraizada no Islã sunita.”(

Qualquer muçulmano que compare o Islã ao Cristianismo online ou faça perguntas relacionadas à religião em grupos de bate-papo ou outras redes sociais torna-se alvo de prisão. Nos últimos anos, especialmente desde 2014, quando Abdi Fettah el-Sisi se tornou presidente, houve um aumento drástico nas prisões de cristãos por blasfêmia e crimes cibernéticos. Abaixo estão alguns exemplos de cristãos que foram detidos, aguardam julgamento, foram condenados e/ou presos. 

Em janeiro de 2026, Augustinos Samaaan, um estudioso cristão copta e YouTuber com mais de 100.000 inscritos, foi condenado a cinco anos de trabalhos forçados por conteúdo online que ensinava e defendia sua fé cristã. Ele foi acusado de “uso indevido de mídias sociais” e “desprezo pela religião”. 

Em abril de 2026, ele entrou com um recurso para anular sua condenação. “Seu caso representa um padrão mais amplo, e não um incidente isolado. Desde agosto de 2025, dezenas de pessoas foram presas no Egito em conexão com conteúdo religioso online, incluindo jovens que postam em mídias sociais, convertidos falando sobre sua fé e indivíduos envolvidos em discussões ou críticas religiosas. Esse padrão sugere que a aplicação das leis de blasfêmia está se expandindo para além de casos isolados, abrangendo uma gama mais ampla de expressões religiosas, particularmente quando essa expressão é percebida como conflitante com o Islã.”

“A expressão pacífica de Augustinos é uma clara violação da liberdade religiosa. Compartilhar conteúdo sobre sua fé online nunca deveria levar a punição criminal. Todos têm o direito fundamental de expressar pacificamente sua fé. Esperamos que o Egito reverta essa condenação flagrante e liberte Augustinos.” … “O governo egípcio está monitorando cada vez mais a atividade online de cristãos e outras minorias religiosas, enquanto mais pessoas estão sendo presas simplesmente por expressarem suas crenças por meio das redes sociais. Conclamamos o governo a mudar de rumo e honrar seus compromissos de proteger a liberdade religiosa e a liberdade de expressão”, afirmou Kelsey Zorzi, Diretora de Defesa da Liberdade Religiosa Global da ADF International.

Abdulbaqi Saaed Abdo, um cristão iemenita e pai de cinco filhos, foi condenado e preso sob a acusação de “blasfêmia” por compartilhar pacificamente suas crenças cristãs em um grupo do Facebook. Ele ficou em prisão preventiva sem acusação formal por quase três anos. 

Ironicamente, ele estava vivendo no Egito como solicitante de asilo registrado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) devido a ameaças de morte que recebeu no Iêmen por se converter do islamismo ao cristianismo. Com a defesa de um grupo internacional de direitos humanos e a pressão do Congresso dos EUA, que destacou seu caso, ele foi posteriormente libertado da prisão e se mudou em segurança para o exterior.

Organizações de direitos humanos, como a Fundação para a Defesa da Democracia, têm instado o governo dos Estados Unidos a assumir um papel mais ativo na responsabilização do governo egípcio pelo cumprimento dos acordos internacionais. 

“A prisão deste refugiado cristão pelo Egito é uma grave violação dos direitos humanos fundamentais e da liberdade de expressão. O regime de Sisi é reincidente em violações dos direitos religiosos e humanos, e este caso apenas evidencia esses abusos. Os Estados Unidos devem responsabilizar o Egito, impondo sanções específicas e solicitando uma investigação internacional para pressionar o Cairo a reformar suas leis opressivas contra a blasfêmia”, afirmou Clifford D. May, fundador e presidente da FDD.

Sherif Gaber, 32, blogueiro e YouTuber, foi preso pelas forças de segurança em sua casa no Cairo em 3 de novembro de 2025 e submetido a “desaparecimento forçado por cerca de 56 dias antes de ser levado perante um promotor. Desde 2013, as autoridades têm perseguido repetidamente Gaber por sua expressão religiosa online. Entre 2013 e 2024, tribunais o condenaram à revelia em três julgamentos separados a um, três e cinco anos de prisão em conexão com acusações de ‘desacato às religiões’. Ele permanece detido enquanto as investigações prosseguem.”

Em um período de seis meses, pelo menos 29 pessoas entre 18 e quase 60 anos foram presas pelas forças de segurança por terem publicado conteúdo online expressando ou simplesmente discutindo pontos de vista religiosos que divergem das narrativas religiosas sancionadas pelo Estado. 

Eles foram acusados ​​de “desprezo por religiões” e “pertencer a um grupo criado em violação da lei”. Se condenados, podem pegar até cinco anos de prisão. 

“Publicar opiniões religiosas online ou participar em discussões sobre crença ou descrença não é crime. No entanto, as autoridades egípcias intensificaram a repressão contra aqueles que discutem assuntos religiosos online, violando as obrigações internacionais do país em matéria de direitos humanos e, mais especificamente, os compromissos assumidos pelas autoridades relativamente à liberdade religiosa durante a Revisão Periódica Universal de 2025 no Conselho de Direitos Humanos da ONU”, afirmou Mahmoud Shalaby, investigador da Amnistia Internacional para o Egito e a Líbia. Os detidos são frequentemente mantidos presos indefinidamente antes do julgamento e sofrem várias formas de interrogatório e tortura. 

Com o aumento das prisões arbitrárias por expressão e discussão de opiniões religiosas, a indignação da comunidade internacional também se intensificou. 

A Lista Mundial de Vigilância da Open Doors 2026 classifica o Egito como o 42º pior país em termos de perseguição aos cristãos.(24) No seu Relatório Anual de 2026, a Comissão dos Estados Unidos para a Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF) recomendou que o Departamento de Estado dos EUA designasse o Egito para ser adicionado à “Lista de Vigilância Especial” como um país que se envolve em violações sistémicas e contínuas da liberdade religiosa. 

Até mesmo a Newsweek, uma publicação secular, observou que o presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu responsabilizar os governos que perseguem cristãos. Apesar de ser um dos principais beneficiários da ajuda militar dos EUA, o Egito está intensificando as detenções e os processos contra minorias religiosas. 

Embora Sisi apregue a tolerância religiosa e a proteção das minorias religiosas, as ações da sua administração provam o contrário. Além disso, o Comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas observou que o Egito está a violar o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (PIDCP).

Com base em suas experiências com estudantes universitários egípcios, Caleb disse acreditar que a internet levará muitos mais muçulmanos a abandonar o Islã, pois permite a exploração e a discussão de crenças religiosas. No entanto, como já foi demonstrado, ela também fornece ao governo mais uma ferramenta para monitorar e perseguir seus cidadãos. 

A comunidade internacional deve continuar  a pressionar o Egito para que proteja as minorias religiosas em conformidade com a sua Constituição e ponha fim às prisões e detenções arbitrárias. Permitir a construção de igrejas é uma coisa — e é muito diferente de permitir a liberdade individual de expressão religiosa. 

Nós, como igreja global, devemos continuar a defender, agir quando apropriado e, mais importante, orar por nossos irmãos e irmãs egípcios perseguidos.    

Fonte: Persecution.

“Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.”  Mateus 24:9

30 de setembro de 2026.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário