O chefe militar da OTAN na Europa, Alexus Grynkewich, apresentou na segunda-feira, no Fórum de Segurança de Varsóvia, a chamada ” Teoria da Vitória ” , com a qual, segundo ele, a Aliança está preparada para deter qualquer suposto ataque russo contra o território de um país membro.
A mensagem visava dissipar as dúvidas sobre a determinação da OTAN e reforçar a ideia de dissuasão num momento em que os países membros estão a fortalecer o seu flanco oriental sob o pretexto infundado da alegada ameaça russa , que Moscovo tem repetidamente rejeitado.
Segundo o plano, a OTAN usaria inicialmente tropas terrestres — reforçadas por capacidades aéreas, navais, cibernéticas e espaciais — para ” bloquear “, ” impedir ” e ” frustrar ” qualquer alegada agressão russa, atacando as forças inimigas e impedindo-as de tomar território, explicou o general americano.
Grynkewich também destacou um ponto político e militar sensível: as tropas da OTAN lutariam mesmo se as forças americanas estivessem envolvidas em outro cenário.
Plano de 3 fases
A “Teoria da Vitória” descrita pelo general baseia-se num plano de três fases. Na primeira fase, a OTAN empregaria tropas terrestres reforçadas por capacidades aéreas, navais, cibernéticas e espaciais para deter o ataque, atacar as forças atacantes e impedi-las de ganhar território. A prioridade nesta fase inicial seria bloquear o avanço e negar-lhes ganhos rápidos.
Numa segunda fase, o foco seria deslocar-se para sobrepujar as formações inimigas e os seus avanços, utilizando sensores e sistemas autónomos , entre outras capacidades. A ideia, como explicado, é transformar a frente de batalha num ambiente saturado de deteção e resposta, reduzindo a liberdade de manobra do atacante e aumentando o custo de manutenção do avanço.
A terceira fase aumentaria a pressão com munições de precisão e sistemas não tripulados , se necessário, para ” quebrar o sistema de combate do inimigo ” e “tudo o que o sustenta”. Em outras palavras, o conceito não se limita a interromper as operações, mas sim a degradar profundamente a capacidade do adversário de continuar operando, atacando a estrutura que torna possível o conflito armado.
“Um asilo itinerante”
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, já descartou o plano da OTAN de se preparar para um possível ataque russo como uma loucura. “É um verdadeiro hospício ambulante”, disse ela na segunda-feira.
Apesar das repetidas rejeições categóricas de Moscou à narrativa sobre a suposta agressão que o Ocidente alega estar sendo planejada, a especulação se intensificou novamente justamente no momento em que o novo orçamento de defesa está sendo debatido, já que os líderes europeus aparentemente buscam assustar a população com a história de uma iminente invasão russa para que financiem as necessidades do regime ucraniano .
- Em junho, o presidente Vladimir Putin classificou os rumores de um hipotético ataque russo à Aliança Atlântica como uma “provocação deliberada “. “Que sentido faria atacarmos a Europa e entrarmos em guerra com a OTAN?”, questionou o presidente.
- Durante a última sessão plenária do Clube Valdai, Putin reiterou: ” Não temos intenção de atacar ninguém , nem em 2029, nem em 2030, nem em 2050.”
- Ele também explicou que as razões para “a escalada constante da tensão em muitos países europeus” em relação à alegada “ameaça russa” residem em “uma grave deterioração da situação econômica e da política interna nesses países”.
