Home Arqueologia BíblicaOs banhos rituais ao pé do Monte do Templo revelam como os peregrinos se purificavam antes de ascender a Deus

Os banhos rituais ao pé do Monte do Templo revelam como os peregrinos se purificavam antes de ascender a Deus

por Últimos Acontecimentos
71 Visualizações

Há dois mil anos, um peregrino judeu que subia da Cidade de Davi em direção aos portões sul do Templo parou em um edifício de pedra a cinquenta metros da entrada, desceu uma escadaria cuidadosamente talhada até uma câmara abobadada e imergiu todo o seu corpo na água. Em seguida, saiu do outro lado, puro, e subiu até a Casa de Deus. Arqueólogos da Universidade Hebraica de Jerusalém descobriram agora esse edifício, e um de seus banhos ainda se mantém em toda a sua altura, com o teto abobadado de pedra intacto, exatamente como os peregrinos o deixaram.

A descoberta, anunciada quando os peregrinos de Sucot começaram a chegar a Jerusalém, está sendo chamada de Beit haMikvaot , a “Casa dos Mikvés”. Um mikvé (plural mikva’ot ) é um banho ritual judaico, uma piscina de água usada para purificação. “Uma estrutura monumental de cantaria dedicada inteiramente à purificação ritual, situada ao pé do Monte do Templo e perto de um de seus portões, é um fenômeno verdadeiramente incomparável”, disseram os diretores da escavação, Prof. Uzi Leibner e Prof. Orit Peleg-Barkat, em uma declaração conjunta.

Um complexo construído para multidões

O complexo fica em Ofel, a área elevada imediatamente ao sul do Monte do Templo, aos pés da grande escadaria que leva ao Portão Triplo, um dos Portões de Hulda que servia como entrada principal para o Segundo Templo. Na antiguidade, o portão dava para uma escadaria subterrânea que subia diretamente até o centro da praça do Monte do Templo.

O complexo abrange cerca de 280 metros quadrados e foi construído por volta do ano 10 d.C., pouco depois do reinado de Herodes, o Grande, data baseada nas moedas encontradas no local. No centro, encontra-se uma grande piscina rebocada com dimensões aproximadas de 12 por 9,5 metros, com degraus que descem dos quatro lados. Leibner acredita que ela possa ter sido usada para purificar recipientes. A noroeste da piscina, ergue-se uma estrutura de pedra aparelhada finamente trabalhada, contendo quatro salas, três das quais abrigavam grandes mikve’ot públicos . Um pátio pavimentado com grandes lajes de pedra situa-se entre elas.

Um dos banhos se conserva em sua altura total de 4,2 metros, completo com seu teto abobadado de pedra e o poço por onde a água era despejada. “Esta é a joia da coroa desta descoberta”, disse Leibner ao Times of Israel. Uma estrutura do período do Segundo Templo preservada do chão ao teto é extremamente rara em Jerusalém.

Os construtores projetaram o complexo para acomodar um grande número de pessoas. Durante os três festivais de peregrinação, dezenas de pessoas provavelmente se imergiam ao mesmo tempo, e uma linha divisória baixa percorre o meio de uma das escadarias. “As pessoas entravam por um lado e saíam pelo outro”, explicou Leibner. “Elas entravam para alcançar um estado de pureza ritual, e não era aconselhável tocar em alguém que ainda não tivesse se imergido.”

“Durante o período do Segundo Templo, quando a peregrinação ao Templo era uma parte importante do judaísmo, esta área servia milhares de peregrinos que precisavam chegar em estado de pureza ritual”, disse ele. “O que encontramos nesta área, fora do ponto de entrada principal para o Monte do Templo, é um enorme investimento em infraestrutura para atender esses peregrinos, com calçadas, lojas, reservatórios de água e dezenas de banhos rituais.”

A área total, que abrange 1.600 metros quadrados, inclui 18 piscinas, segundo o Instituto Armstrong de Arqueologia Bíblica, parceiro da escavação. O Instituto sugere que o complexo, de construção refinada, pode ter servido às classes mais altas ou aos próprios trabalhadores do Templo, dada a sua qualidade e a sua proximidade com o templo.

Instalações hidráulicas adequadas ao Templo

Cada banheira do complexo tem um orifício de drenagem escavado no chão, “com um tampão, como uma banheira moderna”, disse Leibner. Essa característica é extremamente rara. “É incomum em mikvaot que se possa esvaziar a piscina de imersão e repor a água”, disse ele ao Jerusalem Post. “Esta é uma das pistas que nos leva à ideia de que havia água corrente aqui. Não apenas coleta de água da chuva, como é típico, mas água corrente.”

Os drenos alimentavam uma rede de túneis com mais de dois metros de altura, grandes o suficiente para se atravessar a pé, que conduziam a água até o Vale do Cédron. “Este é um sistema de drenagem incrível e extremamente raro”, disse Leibner, caminhando pelos túneis com uma lanterna. “A água dos banhos ainda escoaria para ele hoje em dia.” A água provavelmente chegava por um ramal do aqueduto que ia das colinas de Hebron até as Piscinas de Salomão, perto de Efrat, e abastecia o próprio Templo.

Sob o complexo, a equipe encontrou uma instalação pública de purificação mais antiga, com seu próprio mikveh de grandes dimensões , provavelmente datada do século I a.C., no final do período hasmoneu ou no início do reinado de Herodes. Ela deixou de ser usada quando os construtores abriram o canal de drenagem posterior atravessando a piscina de imersão.

As últimas moedas antes do incêndio

O complexo teve um fim violento no verão de 70 d.C., quando as legiões romanas destruíram Jerusalém e o Templo, situado a algumas dezenas de metros acima das termas. Peleg-Barkat descreveu “evidências dramáticas de destruição dentro da estrutura”. Dezenas de moedas da Grande Revolta contra Roma jaziam no chão e nos escombros, entre elas um meio-siclo de prata cunhado no terceiro ano da revolta e uma moeda de bronze do seu quarto e último ano.

O meio siclo é a moeda que a Bíblia ordena que cada israelita dê para o Templo: “Cada um dos que passarem entre os contados dará meio siclo, segundo o siclo do santuário” (Êxodo 30:13). Os rebeldes cunharam seus próprios meios siclos para cumprir esse mandamento enquanto o exército romano se aproximava.

“Esta é uma área que era muito ativa até a destruição no ano 70”, disse Leibner. “Depois disso, não encontramos nada por centenas de anos.”

Os bizantinos, que construíram casas sobre as ruínas cerca de três séculos depois, selaram o banho mais bem preservado sob seus pisos e o converteram em uma cisterna, preservando-o por mais de 1.500 anos.

Cristãos e judeus na lama

A piscina central foi descoberta no início da década de 1970 por estudantes do Ambassador College de Herbert W. Armstrong, que escavaram o Ophel todos os verões de 1969 a 1976 sob a supervisão do lendário arqueólogo da Universidade Hebraica, Prof. Benjamin Mazar. Sua neta, Dra. Eilat Mazar, descobriu parte da estrutura de quatro cômodos em 2013 e 2018 com estudantes do Herbert W. Armstrong College. Após seu falecimento em 2021, Leibner assumiu a área, seguido por Peleg-Barkat em 2023. A quinta e última temporada terminou neste verão com uma equipe de estudantes da Universidade Hebraica, do Armstrong College e da Yeshiva University trabalhando em conjunto.

Água que cura uma pessoa

A palavra hebraica mikveh vem diretamente da Bíblia, que a usa para descrever a única coisa que não pode se tornar impura:

“Contudo, a fonte ou o poço em que se acumula água serão limpos; mas quem tocar no cadáver deles ficará impuro.” (Levítico 11:36)

A expressão é mikveh mayim , “um ajuntamento de água”. A mesma raiz aparece no relato da Criação, quando Deus reuniu as águas e “ao ajuntamento das águas chamou Mares” (Gênesis 1:10). Um mikveh reconduz a pessoa às próprias águas da Criação.

Os Sábios derivaram as dimensões de um mikveh do mandamento bíblico de que aquele que se torna impuro deve “banhar toda a sua carne em água” (Levítico 15:16). O Talmud (Eruvin 4b) ensina que “toda a sua carne” requer uma piscina grande o suficiente para que o corpo inteiro entre de uma só vez, com dimensões de um côvado por um côvado por três côvados, um volume que os Sábios fixaram em 40 se’ah , várias centenas de litros. A Mishná (Mikvaot 1:8) classifica seis graus de água purificadora e coloca mayim chayim , “água viva” de uma fonte corrente, no topo. A água corrente que os arqueólogos acreditam ter alimentado o complexo de Ofel teria sido do grau mais elevado de todas.

Maimônides, o sábio e codificador do século XII, explicou por que o mikve funciona. Ele escreveu que pureza e impureza são decretos das Escrituras, visto que a impureza não é um tipo de sujeira que a água lava. No entanto, ele encontrou uma lição nisso: assim como uma pessoa que decide se tornar pura mergulha e emerge pura, embora nada em seu corpo tenha mudado, uma pessoa que decide purificar sua alma de pensamentos errados e más características, e mergulha sua alma em mei hada’at , “as águas do conhecimento”, torna-se pura (Leis do Mikvaot 11:12).

Ninguém ascende sem imergir

A ligação entre o mikveh e o Templo permeia todo o serviço religioso. A Mishná (Yoma 3:3) determina que ninguém pode entrar no pátio do Templo para realizar o serviço, nem mesmo uma pessoa já pura, sem antes se imergir. Em Yom Kippur, o Sumo Sacerdote se imergia cinco vezes em um único dia.

A Bíblia exigia que todo homem judeu fizesse a peregrinação três vezes por ano:

“Três vezes por ano todos os teus homens comparecerão perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas e na festa dos tabernáculos; e não comparecerão perante o Senhor de mãos vazias.” (Deuteronômio 16:16)

O historiador Flávio Josefo, do primeiro século, afirmou que mais de 2,7 milhões de pessoas celebraram a Páscoa em Jerusalém em 66 d.C. “Obviamente, esse número é um grande exagero, mas dá uma ideia da magnitude da reunião”, disse Leibner.

Os Sábios construíram suas leis em torno dessas multidões. O Talmud (Chagigah 26a) determina que, durante as festas de peregrinação, todo judeu era considerado de confiança em questões de pureza, incluindo aqueles normalmente suspeitos de negligência. Os Sábios derivaram essa regra de um versículo que descreve as tribos de Israel reunidas: “Assim, todos os homens de Israel se reuniram contra a cidade, unidos como um só homem” (Juízes 20:11). A palavra hebraica para “unidos” é chaverim , “companheiros”, o mesmo termo que os Sábios usavam para aqueles escrupulosos quanto à pureza. Quando Israel ascendeu a Jerusalém como um só povo, todo judeu era um chaver .

Até mesmo o padrão de circulação identificado por Leibner na escadaria aparece na Mishná. O Tratado Middot (1:3) menciona os dois Portões de Hulda na muralha sul como sendo de entrada e saída, e determina (2:2) que todos que entram no Monte do Templo devem entrar pela direita, contornar e sair pela esquerda. Os peregrinos que desciam por um lado da escadaria e subiam pelo outro seguiam o mesmo caminho ordenado que os levava através dos Portões de Hulda acima.

Deus é o mikveh de Israel

A última Mishná do tratado Yoma, estudada nos dias que antecedem e sucedem Yom Kippur, encerra-se com as palavras de Rabi Akiva: “Feliz és tu, Israel. Diante de quem és purificado, e quem te purifica? Vosso Pai que está nos Céus.” Rabi Akiva citou o profeta Jeremias: “ Mikveh Yisrael Hashem ”, “Ó Senhor, a esperança de Israel” (Jeremias 17:13). A palavra para “esperança” é mikveh . Rabi Akiva a interpretou como uma declaração: assim como um mikveh purifica o impuro, o Santo, bendito seja Ele, purifica Israel.

Os peregrinos que desciam aos banhos aos pés do Monte do Templo compreendiam que a água era um instrumento. Aquele que os purificava esperava no topo da escadaria.

Os profetas prometeram que a purificação retornaria com os exilados. “Porque eu vos tirarei dentre as nações, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa própria terra. E aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados” (Ezequiel 36:24-25). A ordem dos versículos é importante: primeiro o retorno à terra, depois a água purificadora.

Águas vivas de Jerusalém

No primeiro dia de Sucot, as sinagogas ao redor do mundo leem a profecia de Zacarias como a haftará , a porção dos Profetas. Ela promete que “águas vivas sairão de Jerusalém” (Zacarias 14:8), as mesmas mayim chayim que os Sábios classificaram como as mais purificadoras de todas. Promete que as nações subirão a Jerusalém “de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrar a festa dos tabernáculos” (Zacarias 14:16).

Esta semana, judeus e cristãos de todo o mundo percorrem as mesmas ruas em direção à mesma montanha para a mesma festa. Os banhos que recebiam os peregrinos do Segundo Templo foram retirados da terra, com seus ralos ainda abertos e seus tetos ainda de pé. As moedas em seus pisos param no ano em que o Templo foi incendiado. Os canais de água estão prontos para a água viva que os profetas prometeram que voltaria a fluir de Jerusalém.

Fonte: Israel 365.

27 de setembro de 2026.

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário