Os palestinos mais uma vez fizeram de tolos as potências ocidentais que reconheceram a “Palestina”, bem como aqueles que, apesar da resistência palestina, persistem em defender um Estado palestino.
Duas semanas atrás, o chefe da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, quebrou novamente sua palavra, tendo prometido por muito tempo a diversas nações ocidentais que realizaria eleições e implementaria as reformas necessárias como condição para o reconhecimento do Estado da “Palestina”.
Na verdade, a promessa de Abbas de realizar eleições é apenas uma das muitas que os palestinos descumpriram. Abbas também conquistou o reconhecimento da “Palestina” ao prometer melhorar a governança, reformar os currículos escolares que incitam crianças a assassinar judeus e acabar com o programa de pagamento por assassinato que tem judeus como alvo. No entanto, ele descumpriu todos esses compromissos.
Além disso, apesar das múltiplas ofertas importantes de Israel e dos Estados Unidos para ajudar os palestinos a conquistarem um Estado, e dos bilhões de dólares investidos na Autoridade Palestina por nações ocidentais e do Golfo, Abbas não conseguiu conduzir seu povo à libertação ou à prosperidade. Pelo contrário, desperdiçou todas as oportunidades para a criação de um Estado e todos os dólares destinados a construir uma economia viável.
Infelizmente, o problema de “libertar a Palestina” é muito mais profundo do que eleições, que, se realizadas agora, levariam imediatamente a uma tomada de poder pelo Hamas e destruiriam qualquer esperança de democracia. Mesmo que os palestinos, por um milagre, resolvessem a corrupção desenfreada, implementassem o Estado de Direito, criassem uma economia viável e realizassem outras reformas institucionais, seus problemas persistiriam.
O maior obstáculo à libertação dos palestinos é o palestinismo — a obsessão monomaníaca por odiar os judeus e destruir violentamente o Estado judeu . Enquanto essa patologia debilitante não for curada, os palestinos serão incapazes de formar um Estado.
Esta é uma tarefa para a qual Abbas é manifestamente inadequado. Pelo contrário, o legado de Abbas será a corrupção desenfreada, a duplicidade diplomática, uma estratégia de terror incessante , o fracasso financeiro e a traição a todas as nações que juraram ajudar os palestinos.
Acima de tudo, Abbas falhou em curar os palestinos do palestinianismo . Abbas não apenas permitiu que o ódio aos judeus se alastrasse por duas décadas; ele o alimentou. A eventual saída de Abbas não representará uma perda para a autodeterminação palestina. Ele demonstra quase diariamente a incapacidade dos palestinos de fundar, muito menos de gerir, um Estado independente.
Enquanto os benfeitores não responsabilizarem Abbas e outros líderes palestinos por seu ódio compulsivo aos judeus e a Israel, bem como por suas promessas não cumpridas, os palestinos jamais serão livres.
Abbas sabe que as eleições palestinas seriam um desastre.
A verdade é que, se os palestinos realizassem eleições agora, todas as pesquisas da última década indicam que o Hamas venceria com uma margem esmagadora. O grupo terrorista, sem dúvida, retomaria o poder, instituiria a lei da Sharia, imporia um regime autocrático e iniciaria ataques contra Israel a partir das cidades vizinhas de Ramallah e Nablus, a poucos quilômetros de Jerusalém.
Por mais que a democracia pudesse, em teoria, ser útil para libertar a Palestina, a ameaça existencial — tanto para os palestinos quanto para Israel — de realizar eleições as torna impossíveis hoje. É isso que Abbas sabe, mas seus aliados ocidentais ingenuamente ignoram. Até que outras reformas sejam feitas, a “democracia” palestina seria um pesadelo pior do que o atual.
Os palestinos são incapazes de implementar reformas.
Assim, eles não revisaram seu currículo educacional para que as crianças palestinas não sejam incentivadas a assassinar judeus. Eles não acabaram com o sistema de “pagamento por assassinato”, pelo qual terroristas e suas famílias recebem generosos pagamentos mensais por matar judeus, nem cumpriram os compromissos de desmilitarização.
Os palestinos não cumpriram esses compromissos porque eles contrariam o palestinianismo, sua filosofia de governo. Eles não podem parar de pagar por assassinar judeus; é uma contradição. O palestinianismo também não pode existir se os palestinos entregarem as armas de que precisam para cumprir essa missão. Ingenuamente, as nações ocidentais não entendem que o palestinianismo bloqueia qualquer caminho para a paz com Israel.
O palestinianismo desvia a atenção dos palestinos da busca por um Estado e pela autossuficiência.
Abbas e seu antecessor, Yasser Arafat, recusaram quatro grandes ofertas de reconhecimento como Estado desde 2000, porque se recusavam a viver ao lado de um Estado judeu.
Os palestinos também receberam muitos recursos para construir uma economia vibrante — mais de 55 bilhões de dólares desde o início do processo de paz de Oslo, no início da década de 1990.
No entanto, quase um em cada três palestinos no território da Autoridade Palestina e três em cada quatro em Gaza estão desempregados. Um em cada três palestinos vive na pobreza. O motivo? Construir instituições estatais viáveis e uma economia próspera não são prioridades para os líderes palestinos. Na verdade, matar judeus e destruir Israel são suas únicas prioridades.
Os palestinos permanecem comprometidos com o palestinismo.
Assim, as pesquisas mostram que a maioria dos palestinos rejeita a solução de dois Estados. Os palestinos também continuam insistindo no “direito de retorno” (a Israel!), o que inundaria o Estado judeu com 5 milhões de descendentes de refugiados palestinos, anulando a maioria judaica de Israel e, portanto, o próprio Israel. Eles também se recusam a reconhecer a história milenar dos judeus na “Palestina”.
Em vez disso, propagam a narrativa falsa de que os judeus são opressores coloniais — uma narrativa ahistórica que foi aceita por muitos ocidentais. Em suma, os palestinos se recusam a permitir que o povo judeu exerça sua autodeterminação em sua terra natal.
Para alcançar a libertação da Palestina, o palestinianismo deve ser derrotado.
Quer você seja um liberal ponderado, como tantos diplomatas ocidentais, defendendo “razoavelmente” uma solução de dois Estados, ou um radical histérico que grita e queima carros exigindo “Palestina Livre já!”, você está deixando de reconhecer uma realidade intratável no Oriente Médio.
Sim, claro, os palestinos precisam de eleições, estado de direito e uma economia viável. Mas a sociedade palestina não vai a lugar nenhum — e certamente não rumo à formação de um Estado — enquanto não abandonar sua obsessão monomaníaca em destruir Israel.
Em vez de uma obsessão patológica por vingança contra os “judeus invasores”, os palestinos precisam de uma nova visão — uma visão de esperança, construção nacional, paz e prosperidade. Nós, ocidentais, consideramos isso como algo garantido. É isso que as pessoas querem, não é?
Não. Os palestinos estão consumidos por uma obsessão implacável em limpar a terra de Israel de seus judeus. Nem eleições, nem o Estado de Direito, nem os direitos das mulheres, nem a chegada de empregos de alta tecnologia curarão essa doença social. Isso exigirá uma revolução no pensamento — primeiro por parte das nações ocidentais, depois por parte dos líderes palestinos.
Enquanto o Ocidente não parar de contribuir acriticamente (e insensatamente) para a causa palestina fadada ao fracasso, o palestinianismo jamais morrerá e a Palestina jamais será livre.
